O Que é Pintura Hidrográfica

Pintura hidrográfica Conheça tudo sobre esta técnica de customização de peças por emersão.

Neste post vamos falar direto ao ponto sobre pintura hidrográfica para quem esta começando a se interessar nesta técnica lucrativa que vem aumentando muito a demanda aqui no Brasil.

Se você pretende aprender a técnica de water transfer printing você poderá trabalhar como profissional na área, já que a mão de obra é muito escassa ainda aqui no Brasil ou também você pode montar o seu próprio negócio.

Pintura hidrográfica no Brasil.

Chega ao Brasil uma nova tecnologia de customização, é o water transfer print também conhecido como impressão por imersão, impressão por transferência na água, hydro dipping,impressão hidrográfica. Um método de impressão de desenhos em superfícies 3D, podendo ser usado em diversos materiais como: Metal, Plástico, Vidro, Madeira, etc.

O processo de wtp é usado extensivamente para decorar itens que variam de veículos todo-o-terreno inteiros e painéis de carro para itens pequenos, como capacetes de bicicleta ou outros acabamentos automotivos.

Material para começar a trabalhar com o Wtp.

Películas: Podem ser aplicados em todos os tipos de substratos, incluindo plástico, fibra de vidro, madeira, cerâmica e metal. No entanto, se o item pode ser submerso na água, ele pode ser mergulhado usando a tecnologia de impressão de transferência de água.

O processo de water transfer printing utiliza um filme solúvel em água que contém padrões complexos impressos em tinta. O filme se dissolve na água e deixa a tinta na superfície.


Tanque para imersão: O tanque consiste em recipiente em que você poderá mergulhar a peça por completo e assim customizar vários tipos diferentes de materiais.Para começar você pode usar baldes,bacias,tapawer,tanque convencional etc..

Ativadores: O ativador é aplicado sobre a película para fazer com que cole na peça desejada, fazendo assim uma aplicação da técnica perfeita e impecável aos olhos de quem vê. Recomendamos ativadores especializados nesta técnica porque eles são especificamente otimizados para o wtp.

O processo da pintura hidrográfica.

No processo típico, a peça é revestida com um ativador de adesão. Depois que a peça estiver seca, é aplicada uma tinta de base que controla a tonalidade do padrão.

Muitos filmes hidrográficos são transparentes, o que significa que você pode alcançar projetos únicos personalizando as cores do revestimento base.

Por exemplo, os filmes de grãos de madeira utilizam frequentemente um revestimento de base marrom e muitos padrões de camuflagem usam uma cor de base necessária para manter a integridade do padrão.

 

water transfer printing

 

O que eu preciso para iniciar um negócio?

Agora que você já sabe o básico sobre pintura hidrográfica, vamos falar agora dos componentes essenciais para iniciar um negócio de impressão de transferência de água incluem:

Treinamento (recomendamos o nosso programa de treinamento online especializado que fornece um currículo bem estruturado e técnicas de mergulho avançadas).

Uma pistola de pulverização e compressor de ar. (Recomendamos uma pistola de pulverização de alta eficiência porque atomiza perfeitamente o ativador durante a pulverização).

Um sistema de impressão de transferência de água. (Recomendamos  tanque de impressão hidrográfica de nível de entrada para pequenas empresas e  de aço inoxidável e sistemas automatizados para produção de médio a alto volume.

Conclusão

Há,no entanto, algumas limitações para quem deseja saber mais sobre a pintura hidrográfica. Basicamente, o tamanho do tanque de imersão define a dimensão máxima do objeto a passar pela customização da peça. “Conforme o formato e característica das peças”, às vezes é necessário que seja feita mais de uma imersão por vez.

Em compensação, a variedade de materiais sobre os quais a técnica pode ser aplicada é imensa. O procedimento é destinado, por ora, apenas à customização, não sendo uma solução para reparação automotiva.

Já dentro dos termos ambientais, a película não representa nenhum riscos em seu descarte, por ser biodegradável. O procedimento desenvolvido também contempla o reúso da água utilizada na aplicação da pintura hidrográfica. É aplicado cloro e realizado um processo de filtragem.

Outro ponto muito interessante desse tipo de customização é o custo. Para pintar rodas de até 14 polegadas o valor sugerido é de R$ 120. Já capas de retrovisores saem por R$ 50. Peças como tanques de motocicletas e outras também podem passar pelo procedimento.

Pintura hidrográfica Conheça tudo sobre esta técnica de customização de peças por emersão.
5 (100%) 1 vote