Water Transfer Printing Na Pratica

Como fazer water transfer printing dicas para iniciantes começar a trabalhar com esta técnica.

Conhecida há pouco tempo pelo mercado brasileiro, o wtp é a mais nova técnica de impressão e personalização de objetos na indústria gráfica. E diferente dos métodos mais antigos e tradicionais conhecidos. Veja abaixo os primeiros passos de como fazer water transfer printing.

A pintura hidrográfica possui um custo baixo de investimento, além de ser produzida em poucos minutos. Imergindo os objetos para impressão em um tanque temperado, é possível criar diversas estampas para vários produtos, desde capas para celulares, chinelos, rodas, bicicletas, entre outros.

Por ser um método fácil de ser realizado, muitas pessoas tentam reproduzi-lo em suas residências, utilizando tutoriais de como fazer water transfer printing e matérias da Internet e revistas como base.

Contudo, por conta da pouca divulgação desse método de impressão, é comum acontecerem erros como a má aplicação da película desejada, por exemplo. Para fazer corretamente, devemos estar atentos a cada passo que percorremos durante essa operação.

Dicas para escolher o recipiente para o wtp.

O recipiente pode ser feito de qualquer material desejado, como plástico, vidro ou metal. Um recipiente quadrado ou retangular é a configuração mais desejada.


O recipiente deve ser de um tamanho que, quando você coloca a parte desejada para ser processada no centro do recipiente, você deve ter dois a três centímetros de espaço entre os lados do recipiente .

Além disso, o recipiente deve ser suficientemente profundo para que, quando você mergulhar sua peça, será totalmente submerso abaixo da linha da água. Seu recipiente nunca pode ser muito profundo, mas pode ser muito superficial.

Como fazer water transfer printing.

Em primeiro lugar, é preciso saber qual é o tamanho do nosso objeto a ser customizado, pois a película para pintura hidrográfica precisa ter dimensões correspondentes a esse produto. Além disso, é muito importante ter a certeza da impressão gráfica escolhida, pois embora seja possível, refazer o processo não é tão prático quanto acertá-lo na primeira tentativa.

Depois disso, é necessário um local para que você possa mergulhar o objeto escolhido, que pode ser um tanque ou uma bacia, vai depender da dimensão dos seus itens. A temperatura da água deve estar entre 32 e 33 graus, para que o material gráfico possa fixar bem no produto.

Dica praticas de como fazer water transfer printing.

Antes de mergulhar o objeto na água, é importante verificar se a película está pronta para o próximo passo. Para isso, é importante verificar se ela não está torta e, depois aplicar o ativador para que a impressão hidrográfica fixe ainda mais.

Feito esses passos, o objeto deve ser mergulhado de forma lenta e bastante cuidadosa na água e permanecer imerso por alguns segundos. Retire-o da mesma forma, tendo muita calma e bastante cuidado para não danificar o processo.

Após todas essas fases, é necessário deixar o material secar, para que depois seja possível realizar um acabamento, com verniz, a fim de garantir sua resistência e durabilidade a peça.

O processo de pintura hidrográfica.

Como visto no material acima, o processo de como fazer water transfer printing é bem simples, rápido e com um resultado próximo ao esperado por quem o aplica. Por ser um método de impressão  ainda novo, a procura por profissionais especializados nessa área tem crescido muito.

O surgimento desta técnica faz com que sejam necessárias instituições que qualifiquem os trabalhadores desse setor da indústria. Por meio de cursos profissionais à distância, os interessados têm uma grande chance de trabalhar com algo inovador e bastante promissor no mercado financeiro atual.

Como fazer water transfer printing dicas para iniciantes começar a trabalhar com esta técnica.
5 (100%) 1 vote